Em casa
Isabelly, 5 anos
No Brasil, os votos eleitorais são obrigatórios e a não efetuação do dever do cidadão pode, objetivamente, resultar em multas variadas. Em 2018, 21,3% dos eleitores aptos a votar não compareceram às urnas, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral.
No dia 5 de agosto de 2020, TSE informou que é dever de 147,9 milhões de pessoas votar nas próximas eleições municipais em 5.569 cidades brasileiras.
você JÁ FOI VOTAR COM UM ADULTO?
Vitor, 6 anos
Marcela, 12 anos
Entrevistada por Bruna Bussilo
Rosimeire Camilo, Pedagoga
De acordo com a professora Rosemeire, não costuma haver uma intenção por parte dos responsáveis de ensinar política paras as crianças em casa, o que há são conversas entre família e os menores apenas ouvem, e alguns comparam o que escutam em casa com o que escutam na escola. “Se os pais têm hábitos bacanas de diálogos e comunicação, a criança vai ser inserida nos assuntos políticos.”
Quanto às razões para se votar em certo candidato ou em outro, o Professor de Sociologia e Direito na Universidade de Sorocaba (Uniso) e cientista político, Olavo Furtado, em entrevista para o Jornal Cruzeiro, disse que os valores pessoais direcionam a identificação com as figuras candidatas, “Na realidade não se vota em políticos, mas em valores. Quando alguém diz que político é corrupto, é porque tem como valor prezar pela honestidade. Isso é um princípio, uma postura”.
Ivoni Candido de Amorim, Pedagoga